Buscar
  • Camarmo Recursos Humanos

Currículo e Preparação para a Entrevista


Tanto se ouve falar sobre o tão procurado emprego e muitas vezes não sabemos nem por onde começar a caminhada da procura, principalmente em tempos de crise.

Muitas pessoas falam que para quem é bom profissional não falta emprego, mas eu posso garantir que infelizmente chegamos a um momento que muitos bons profissionais estão desempregados e outros muitos estão se submetendo a salários muitos baixos em busca de pagar algumas contas no final do mês.


Resolvi escrever este artigo para ajudar um pouco àqueles que não sabem por onde começar e o que fazer para voltar ou iniciar sua trajetória no mercado de trabalho.

Comece por avaliar a sua carreira e anote as suas formações, cursos relevantes e enumere as atividades em que você se considera bom de verdade. Após, está na hora de começar a construir o seu currículo. É muito importante sempre lembrar que o seu currículo é a sua carta de apresentação para qualquer empresa e que nunca tenha nem de longe "preguiça" para atualizar ou revisar sempre o seu currículo para todas as vagas que irá concorrer.


O currículo deve ser simples e objetivo, mas é muito importante que ele tenha acima de tudo, as suas experiências, formações e principais cursos. Outra dica muito importante é que se currículos que não são em cadastros em site de empregos devem ser preparados um para cada vaga. Então o que tenho como dica de ouro é que para enviar seu currículo para uma vaga, você deve entender bem o que o anúncio da vaga pede e elencar quais os requisitos e experiências solicitados naquele anuncio que você possui. Então, prepare o seu currículo contendo as informações que são pedidas no anuncio da vaga e as quais você tem experiência. Na descrição das atividades desempenhadas pelas empresas que, já trabalhou "chame atenção" para estas atividades realizadas e com isso você já tem uma grande chance de pelo menos ser chamado para uma entrevista. Porém lembre-se: Nunca minta em seu currículo, apenas seja estratégico e chame atenção para o que a vaga pede e você tem.


Ao encaminhar seu currículo atente que na maioria dos anúncios é pedido que o candidato coloque no título do e-mail o cargo para o qual a vaga está aberta. Essa inclusão é muito importante, pois as empresas recebem centenas de currículos, mas elas colocam na ferramenta de busca da caixa de e-mail pelo cargo que elas anunciaram aquela vaga, e assim o seu currículo estará no filtro.

Se a empresa não for confidencial é muito importante que você leia sobre a empresa e ao chegar na entrevista esteja conhecendo um pouco da organização, os seus valores, quantidade de colaboradores e demais informações.

Após o local da entrevista marcado, confira direitinho em quanto tempo você chegará no local para não correr o risco de se atrasar e sendo necessário vá até ao local um dia antes para garantir que conhecerá direitinho o trajeto e o tempo necessário para chegar.


Outro ponto importante é a forma que você irá vestido à entrevista. Sempre use roupas discretas e se possível pesquise em redes sociais e reportagens fotos dos funcionários da empresa para que você veja como eles se vestem no trabalho. Assim você chegará à entrevista parecido com os colaboradores da empresa e gerará no selecionar uma impressão de parecer ser alguém que já faz parte da empresa.

O próximo passo é sobre como se portar na entrevista e essas informações ficarão para o nosso próximo artigo. Espero que com as informações deste artigo já tenhamos garantido o primeiro passo: Você ser chamado para as entrevistas e participar dos processos seletivos.

413 visualizações1 comentário
Telefone
botão_linkedin.png
logo brava site.png