Buscar
  • Camarmo Recursos Humanos

O momento da Entrevista


Dando continuidade ao artigo anterior, vamos falar um pouco sobre como se portar na entrevista de emprego.

O processo de seleção inicia desde o contato realizado pelo recrutador, seja por telefone ou por e-mail. É importante que você seja educado, atenda bem ao recrutador e esteja preparado para responder as perguntas realizadas, pois muitas empresas realizam uma pré-entrevista por telefone para avaliar alguns pontos fundamentais antes do profissional continuar no processo, pois algumas informações podem não terem sido claras no currículo e o recrutador utilizará este momento para sanar qualquer dúvida.


Este momento inicial também pode ser utilizado para “checar” pretensão salarial e demais informações.


Se você está em busca de emprego e encaminhando currículos, saiba para quais vagas você encaminhou o seu currículo, mesmo que precise criar uma listagem para lembrar quais empresas encaminhou o currículo quando receber a ligação. Também deixe o seu telefone sempre ligado e se receber alguma ligação em momento que não foi possível atender, retorne a ligação assim que possível, apresentando-se e explicando que está retornando a ligação e que infelizmente foi possível atender no momento anterior.

Após os momentos acima, você estando no perfil, o recrutador provavelmente irá marcar data e horário para a entrevista presencial. Aproveite para retirar dúvidas sobre ponto de referência do local da entrevista ou alguma outra informação que entenda ser pertinente, mas sempre de forma cordial e educada.


Quando for para o local da entrevista, siga as instruções do artigo anterior sobre forma de se vestir e chegar com antecedência ao horário marcado. Seja educado desde a recepção, cumprimentando com um bom dia, boa tarde ou boa noite, apresentando-se à recepcionista e aguardando o horário a ser chamado.

Quando for chamado para a entrevista, também demostre a mesma educação com o entrevistador e o acompanhe até o local da entrevista. Ele irá lhe mostrar o local para sentar e irá conduzir a entrevista.

Fique tranquilo e aguarde o entrevistador iniciar e conduzir o processo. Esteja sempre preparado com exemplos de “cases” de sucesso que você desempenhou na sua carreira para caso seja perguntado, também é importante ter a informação sobre desafios que você passou em algum momento da sua carreira e que foram superados e o que você fez para superá-los.


É muito importante que você tenha exemplos de sucesso em sua carreira, pois hoje a maioria das empresas realizam processos seletivos por competências, avaliando como você lidou com alguma situação em sua carreira, avaliando para no caso surgir a mesma situação na posição para a qual você está sendo entrevistado.


Ainda existem processos seletivos que perguntam seus defeitos e suas qualidades. Portando, é sempre importante que você tenha já eles pensados e que também é que o defeito seja diferente de perfeccionista (rs), pois a maioria das pessoas já falam esse e alguns entrevistadores já pedem um defeito que não seja perfeccionismo.

Estude com antecedência todas as atividades que constavam no anúncio da vaga a serem desempenhadas caso você seja aprovada no processo e fale na entrevista sobre como você poderá desenvolver aquelas atividades, aproveitando para citar caso já tenha desenvolvido as atividades em algum momento da sua carreira.

Deixe o entrevistador conduzir a entrevista, se estiver em dúvida de uma resposta, pense um pouco e responda apenas após pensar.


Converse com naturalidade, respondendo às perguntas do entrevistador e sendo sempre verdadeiro, educado e demonstrando uma boa energia com entusiasmo.

Sente-se ereto, demonstre confiança no que está falando e não sendo extremamente questionador, pois apesar de ser importante você escolher a empresa, deixe o entrevistador direcionar sobre o que ele quer saber.

No final da entrevista o selecionador poderá deixar você a vontade para fazer alguma pergunta sobre o processo e pergunte caso ainda tenha alguma dúvida sobre a empresa ou sobre os próximos passos.


Siga esses passos e a chance de ser aprovado no processo será bem maior. Em nosso próximo artigo vamos falar um pouco sobre a espera do retorno do processo.

374 visualizações
Telefone
botão_linkedin.png
logo brava site.png