top of page
Buscar
  • Foto do escritorCamarmo Recursos Humanos

Como ser aprovado na entrevista de emprego?

Atualizado: 5 de mai. de 2021


Dando continuidade ao artigo anterior, vamos falar um pouco sobre como se portar na entrevista de emprego.


O processo de seleção inicia desde o contato realizado pelo recrutador, seja por telefone ou por e-mail. É importante que você seja educado, atenda bem ao recrutador e esteja preparado para responder as perguntas realizadas.


Muitas empresas realizam uma pré-entrevista por telefone para avaliar alguns pontos fundamentais antes do profissional continuar no processo, pois algumas informações podem não terem sido claras no currículo e o recrutador utilizará este momento para sanar qualquer dúvida.


Este momento inicial também pode ser utilizado para “checar” pretensão salarial e demais informações.


Se você está em busca de emprego e encaminhando currículos, saiba para quais vagas você encaminhou o seu currículo, mesmo que precise criar uma listagem para lembrar quais empresas encaminhou o currículo quando receber a ligação.


Deixe o seu telefone sempre ligado e se receber alguma ligação em momento que não foi possível atender, retorne a ligação assim que possível, apresentando-se e explicando que está retornando a ligação e que infelizmente foi possível atender no momento anterior.


Após os momentos acima, você estando no perfil, o recrutador provavelmente irá marcar data e horário para a entrevista presencial. Aproveite para retirar dúvidas sobre ponto de referência do local da entrevista ou alguma outra informação que entenda ser pertinente, mas sempre de forma cordial e educada.


Quando for para o local da entrevista, siga as instruções do artigo anterior sobre forma de se vestir e chegar com antecedência ao horário marcado. Seja educado desde a recepção, cumprimentando com um bom dia, boa tarde ou boa noite, apresentando-se à recepcionista e aguardando o horário a ser chamado.


Quando for chamado para a entrevista, também demostre a mesma educação com o entrevistador e o acompanhe até o local da entrevista. Ele irá lhe mostrar o local para sentar e irá conduzir a entrevista.


Fique tranquilo e aguarde o entrevistador iniciar e conduzir o processo. Esteja sempre preparado com exemplos de “cases” de sucesso que você desempenhou na sua carreira para caso seja perguntado.


Tenha em mente sempre as informação sobre desafios que você passou em algum momento da sua carreira e que foram superados e o que você fez para superá-los.


É muito importante que você tenha exemplos de sucesso em sua carreira, pois hoje a maioria das empresas realizam processos seletivos por competências, avaliando como você lidou com alguma situação em sua carreira, avaliando para no caso surgir a mesma situação na posição para a qual você está sendo entrevistado.


Ainda existem processos seletivos que perguntam seus defeitos e suas qualidades. Portando, é sempre importante que você tenha já eles pensados e que também é que o defeito seja diferente de perfeccionista (rs), pois a maioria das pessoas já falam esse e alguns entrevistadores já pedem um defeito que não seja perfeccionismo.


Estude com antecedência todas as atividades que constavam no anúncio da vaga a serem desempenhadas caso você seja aprovada no processo e fale na entrevista sobre como você poderá desenvolver aquelas atividades, aproveitando para citar caso já tenha desenvolvido as atividades em algum momento da sua carreira.


Deixe o entrevistador conduzir a entrevista, se estiver em dúvida de uma resposta, pense um pouco e responda apenas após pensar. Converse com naturalidade, respondendo às perguntas do entrevistador e sendo sempre verdadeiro, educado e demonstrando uma boa energia com entusiasmo.


Sente-se ereto, demonstre confiança no que está falando e não sendo extremamente questionador, pois apesar de ser importante você escolher a empresa, deixe o entrevistador direcionar sobre o que ele quer saber.


No final da entrevista, o selecionador poderá deixar você a vontade para fazer alguma pergunta sobre o processo e pergunte caso ainda tenha alguma dúvida sobre a empresa ou sobre os próximos passos.


Siga esses passos e a chance de ser aprovado no processo será bem maior. Em nosso próximo artigo vamos falar um pouco sobre a espera do retorno do processo.

1.284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page